HOME
EMPREENDIMENTOS
FACILIDADES
ADMINISTRAÇÃO & SERVIÇOS
USUÁRIOS
PARCEIROS
NOTÍCIAS

 

 

 

 
Voltar
 
Revitalização da Cidade Nova
Publicado em : 15/01/2007 - Fonte : Sergio Monteiro - Grupo de Amigos e Emp

Empresários da Cidade Nova e Prefeitura se unem para revitalizar bairro
Um centro de convenções, o RioCidadeNova Convention Center, e a nova sede da BR Distribuidora. A inauguração desses dois empreendimentos, prevista respectivamente para julho de 2007 e fevereiro de 2008, pretende trazer vida nova ao bairro que abriga a sede da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O primeiro passo para a revitalização da Cidade Nova já foi dado. Os empresários responsáveis pela construção dessas obras se uniram a outros empresários da área e, junto com o Metrô Rio, a Universidade Estácio de Sá e o Instituto Synthesis, fundaram o Grupo de Amigos e Empresários da Cidade Nova. “O objetivo principal deste grupo, que se reúne regularmente desde agosto, é concentrar ações para a melhoria do bairro”, destaca Paulo Tupinambá, presidente da Confidere Cidade Nova, empresa responsável pela construção da sede da BR Distribuidora. “Existem muitos projetos interessantes para a Cidade Nova que aconteciam paralelamente. Com a formação do Grupo, vamos unir nossas ações e torná-las ainda mais eficazes”, complementa Nilton Simões, presidente da Racional Engenharia, proprietária do RioCidadeNova Convention Center.

Um projeto urbanístico para a Cidade Nova
O primeiro produto elaborado pelo Grupo de Amigos e Empresários da Cidade Nova é o Projeto Urbanístico Conceitual, criado pelo arquiteto Luiz Carlos de Menezes Toledo e apresentado em dezembro à Prefeitura do Rio de Janeiro. O aprofundamento deste Projeto Conceitual contará com a participação do escritório Ruy Rezende Arquitetos, responsável pelo projeto do prédio da sede da BR.
Os empresários mostraram ao Prefeito que querem contribuir para a melhoria do bairro. Em contrapartida, pediram à Prefeitura apoio logístico, intensificando a iluminação e a atuação da Guarda Municipal na área. Para acompanhar os trabalhos, o prefeito César Maia designou, como representante do governo municipal, o subsecretário de governo Cleiton Rodrigues para se unir ao grupo. “A Prefeitura da Cidade dará apoio a esta iniciativa porque acredita que esta união entre o Público e o Privado trará grandes benefícios para o Rio de Janeiro”, analisa o subsecretário durante a última reunião do grupo, realizada no dia 10 de janeiro na sede da Prefeitura.
Fazem parte do Grupo de Amigos e Empresários da Cidade Nova as seguintes empresas / instituições:
 Confidere Cidade Nova
 Racional Engenharia
 Metrô Rio
 Instituto Synthesis (Atua no bairro, em parceria com a Confidere, oferecendo alternativas de promoção social aos moradores do bairro)
 Independência Administradora Ltda.
 Centro Empresarial Cidade Nova (Edifício Teleporto)
 Universidade Estácio de Sá
 Diário Lance

Sobre a Cidade Nova
Até o início do século XIX, a região era um alagadiço que servia de rota de passagem entre o centro e as zonas rurais da Tijuca e São Cristóvão. Com os aterros feitos com a intenção de melhorar esta travessia, surgiu o projeto de impulsionar o crescimento da cidade para essa área. Vinculado a esse processo de desenvolvimento, veio a construção de um bairro proletário, formado por pequenas casas operárias. Inúmeros projetos de urbanização foram executados, incluindo a construção das linhas de metrô, o Sambódromo, a sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de grandes empresas. A última construção de impacto no bairro foi o Centro Empresarial Cidade Nova, há 12 anos, como parte integrante do Projeto do Teleporto do Rio de Janeiro.

 
Voltar